Nome da seção

Document Actions

Sebrae Franquias

 

 

 

Programa Sebrae Franquias é formado por um conjunto de instrumentos que apóiam os candidatos a empresário no processo de escolha e decisão pela franquia mais adequada a seu perfil e orientam aquelas empresas que vêem na franquia o meio mais adequado para sua expansão.

 

Público-Alvo

 

- Potencial franqueado - empreendedor que quer adquirir uma franquia

- Potencial franqueador - empresário que quer expandir sua empresa por meio do franchising

 

Os produtos destinados a potenciais franqueados são:

 

Palestra - Franchising: o que é, como funciona e como adquirir uma franquia

 

Palestra de 2 horas com o objetivo de fornecer de fornecer informações e mostrar as vantagens e desvantagens do sistema, de forma a permitir aos candidatos a franqueados se familiarizar com essa modalidade de negócio, fazer uma auto-avaliação, a conhecer os direitos e deveres das partes, e mostrar a importância de avaliar e decidir por uma franquia de forma criteriosa.

 

Temas

 

- Diferenças entre um negócio independente e um negócio franqueado

- Vantagens e desvantagens do sistema

- Comparação entre taxas de mortalidade do negócio independente e do franqueado

- A importância de se proceder uma pesquisa rigorosa

- O que deve ser observado em uma análise de investimento e na documentação legal oferecida pelos franqueadores

 

Palestra - Franquia: como escolher e analisar o mercado

 

Palestra de 4 horas que fornece informações detalhadas para escolha da franquia mais adequada considerando os seguintes aspectos operacionais e mercadológicos:

 

Aspectos internos e operacionais da franquia: cuidados legais, aspectos financeiros do negócio, aspectos operacionais de negócio, prestação de serviços do franqueador, suporte pré-abertura, suporte pós-abertura, supervisão de campo, suporte operacional, suporte mercadológico.

 

Aspectos externos e de inteligência de mercado: estudo de percepção de marca antes da escolha do negócio, conhecimento da marca na região de interesse, consideração da marca na região de interesse, relacionamentos da marca escolhida na região de interesse, percepção da marca escolhida na região de interesse, aspectos negativos da marca na região de interesse, estudo de marcas concorrentes, construção da marca do franqueado nos primeiros anos de negócio.

 

Curso presencial - A escolha da franquia certa

 

Curso de 16 horas que orienta o potencial franqueado a escolher a franquia mais adequada. Proporciona em um nível introdutório a informação e a capacitação necessárias para que o potencial franqueado possa exercer com êxito e competência a atividade de seleção de uma franquia

 

Conteúdo

 

- O sistema de franchising;

- Visão estratégica e sistêmica sobre redes de franchising;

- Como funciona uma rede de franchising;

- Aspectos Jurídicos;

- Como avaliar uma Circular de Oferta de Franquia (COF) e um Contrato de Franquia;

- Como avaliar seu perfil empreendedor e tornar-se um franqueado de sucesso;

- Franchise Business Matching: o franqueado certo na rede certa. Perfil pessoal, profissional, financeiro e comportamental. Como selecionar a franquia certa.

 

Ferramentas multimídia de apoio destinadas a potenciais franqueados:

 

a) Checklist perfil do franqueado: avalia diferentes oportunidades de negócios, compara e escolhe a franquia que melhor se encaixa no perfil pessoal, profissional e financeiro do candidato

b) Checklist para avaliação de franquias: avalia a Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de Franquia da rede na qual se pretende ingressar

c) Conteúdo extra: modelo de projeções financeiras para uma unidade franqueada

 

Conteúdo desenvolvido em multimídia para que o franqueado em potencial preencha os dados e gere um arquivo com todas as informações por ele digitadas. O sistema será instalado no comutador do usuário para que os dados possam ser gravados e futuramente utilizados. Ao final do preenchimento do questionário, a ferramenta irá gerar uma análise para a escolha da franquia certa e um checklist formatado.

 

Os produtos destinados a potenciais franqueadores são:

 

Cartilha - Como tornar sua empresa uma franquia

 

Cartilha sobre como uma empresa pode tornar-se uma franquia de sucesso. Contém informações desde a avaliação de franqueabilidade do negócio, bem como fluxograma de processo contendo as ações de organização e desenvolvimento necessárias para permitir o franqueamento de seu negócio junto a terceiros.

 

Ferramentas multimídia de apoio destinadas a franqueadores:

 

a) Análise de franqueabilidade: faz um laudo inicial da franqueabilidade do negócio

b) Plano de negócios para o franqueador: ajuda na elaboração de um plano de negócios que detalhe a intenção de franquear

c) Conteúdo extra: anexos do plano de negócios e a cartilha do Sebrae

 

Conteúdo desenvolvido em multimídia para que o franqueador em potencial preencha os dados e gere um arquivo com todas as informações por ele digitadas. O Sistema será instalado no computador do usuário para que os dados possam ser gravados e futuramente utilizados. Ao final do preenchimento do questionário, a ferramenta irá gerar uma análise de franqueabilidade e um plano de negócios formatado.