Nome da seção

Biblioteca Online Sebrae

Consulte o documento que desejar em nossa biblioteca digital:
Busca na Biblioteca Online Sebrae
Document Actions
Biblioteca Online Distrito Federal
Clique no título para fazer o download do documento.

Fonte: Sebrae/NA
Autor: SEBRAE/NA

O presente trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico situacional da cadeia extrativista do sururu nos povoados Curimã, Gravatá, Muculanduba e Tibúcio, Município de Estância, com vistas a subsidiar a promoção do desenvolvimento sustentável, ou seja, economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa.

Publicação: 2012/05/15
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 5888621

Fonte: SEBRAE/NA
Autor: SEBRAE/NA

Os desafios para o desenvolvimento sustentável estão na agenda das empresas e dos governos. Afinal, a competitividade do setor produtivo, agora e para as futuras gerações, é resultado das características do ambiente de negócios do país, do estado, da região e do município. Esta publicação objetiva inspirar novas ações para que os municípios alcançem o desenvolvimento sustentável.

Publicação: 2010/07/13
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 2991723

Fonte: SEBRAE/NA
Autor: SEBRAE/NA

O Sistema SEBRAE, quando definiu o seu Direcionamento Estratégico, para o período de 2006 a 2010, teve como objetivo orientar o planejamento e as ações das unidades estaduais e do Sebrae Nacional, estabelecendo de maneira sistematizada um caminho para a inserção das MPE no mercado, mediante um conjunto de políticas e estratégias formuladas com base no diagnóstico das peculiaridades regionais e dos objetivos projetados para 2010. Essa estratégia, baseada em três eixos principais de atuação e em doze prioridades estratégicas, mostrou-se bem-sucedida em todos os seus aspectos. Ela orientou e deu foco para a definição das nossas ações, e seu conjunto de indicadores mediu e comunicou para a sociedade os resultados que tivemos no alcance e cumprimento da nossa missão institucional que é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das MPE e fomentar o empreendedorismo.

Publicação: 2006/03/02
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 1090705

Fonte: SEBRAE/NA
Autor: SEBRAE/NA

O Direcionamento Estratégico nasceu da necessidade de atualização conseqüente das mudanças ocorridas no cenário econômico e social do país nos últimos anos, dos resultados alcançados e das experiências acumuladas pela instituição, tendo chegado o momento de o Sistema SEBRAE rever estratégias e estabelecer novas prioridades institucionais.

Publicação: 2008/10/08
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 1015744

Fonte: Sebrae/NA
Autor: SEBRAE/NA

O Empreendedor Individual (EI) tem se mostrado não apenas uma importante porta de saída da informalidade, mas também uma relevante porta de entrada para o empreendedorismo, tanto daqueles que iniciam seu negócio por opção, quanto daqueles que o fazem por necessidade.Os números mostram que, para os empreendedores que saíram da informalidade, o registro como EI trouxe, em geral, aumento de faturamento, investimentos e um melhor controle financeiro, além da flexibilidade de trabalho.O Sebrae ES objetiva, através desta cartilha, informar o EI sobre todos os benefícios obtidos através de sua formalização, bem como dar melhor condição de aproveitamento dos direitos e deveres da sua empresa. Desta forma, proporcionar a oportunidade de uma gestão mais segura para seu empreendimento.

Publicação: 2012/12/04
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 6620050

Fonte: Sebrae/NA
Autor: SEBRAE/NA

A Resolução 3058 do Banco Central do Brasil, editada em 20/12/2002 possibilitou a constituição de Cooperativas de Crédito de Pequenos e Microempresários e Empreendedores no Brasil.Desde então, diversas iniciativas lideradas por entidades empresariais e apoiadas pelo Sebrae, levaram à constituição de inúmeras cooperativas dessa modalidade.Passados alguns anos observa-se que, apesar de serem constituidas para a mesma finalidade, atender os pequenos e médios negócios , cada qual seguiu o caminho que lhe era mais conveniente ou que estava dentro de suas possibilidades.

Publicação: 2012/08/27
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 2269480

Fonte: ABAV
Autor: SEBRAE/NA

Com a Lei Complementar 128/08 - que alterou o Estatuto das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - os empreendedores autônomos poderão ser legalizados como Empreendedores Individuais (EI). Os gestores das agências de viagens poderão ter uma relação formal com seus prestadores de serviços, dentre eles os freelancers, como agentes de viagens, taxistas, motoristas de transporte de passageiros e excursões, animadores de festa, promotores de vendas, serviços de reserva e outros serviços de turismo não especificados anteriormente.

Publicação: 2010/09/29
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 432993

Fonte: Sebrae/NA
Autor: SEBRAE/NA

Disponibiliza informações que ajuda a entender o papel do Empreendedor Individual no mercado de hospedagem. A publicação esclarece pontos fundamentais para que o EI saiba as vantagens e obrigações da legalização

Publicação: 2012/06/04
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 5339663

Fonte: Sebrae/BA
Autor: SEBRAE/BA

De qualquer canto do país agora já se pode registrar um negócio sem precisar ir à Junta Comercial, à Receita Federal, à FazendaEstadual ou à Prefeitura. Basta ter um computador ligadoà Internet, uma impressora e papel. Esta desburocratização já está acontecendo com o Empreendedor Individual - EI, criado pela Lei Complementar nº 128, que foi sancionada pelo Presidente Lula em 19/12/2008 e que passou a vigorar a partir de 1º de julho de 2009 em muitos Estados e só agora na Bahia, apartir de 07 de fevereiro deste ano. São aproximadamente11 milhões de brasileiros e brasileiras, que trabalham porconta própria, produzindo bens ou serviços ou comercializandomercadorias, úteis e consumidos por toda a sociedade.

Publicação: 2010/04/27
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 769159

Fonte: Sebrae/NA
Autor: SEBRAE/NA

Os Empreendedores Individuais devem superar barreiras que surgem diariamente, a fim de promover o aumento das vendas, a melhoria do relacionamento com seus clientes e oOs Empreendedores Individuais devem superar barreiras que surgem diariamente, a fim de promover o aumento das vendas, a melhoria do relacionamento com seus clientes e o desenvolvimento sustentável de seus negócios. O texto apresenta informações essenciais que orientam os empreendedores e promovem benefícios na comercialização de seus produtos e serviços, desenvolvimento sustentável de seus negócios. O texto apresenta informações essenciais que orientam os empreendedores e promovem benefícios na comercialização de seus produtos e serviços.

Publicação: 2012/08/14
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 1675916