Nome da seção

Você esta aqui: Feed Adicionar aos meus favoritos
Document Actions
Aprenda a gerenciar o fluxo de caixa

img - fluxo de caixa
O sucesso do negócio depende da capacidade do empresário administrar os recursos financeiros de modo a garantir o capital de giro mesmo diante de situações adversas entre a saída e a entrada de capital.

O resultado é visível: negócios bem administrados financeiramente geram maiores lucros. Isto, no entanto, demanda envolvimento e dedicação por parte do administrador.

Não deixe que a falta de gerenciamento coloque em risco a sua empresa. Leia a seguir informações que ajudam a entender melhor e a aplicar estratégias de análise e planejamento financeiro.
Controle financeiro garante lucro
Uma boa gestão financeira é fundamental para assegurar o sucesso de uma empresa. É o que afirma o consultor financeiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Ricardo Simões Curado.

"O objetivo de qualquer empresa é ter lucro. E, para que isso aconteça, o empresário tem de dar muita atenção a tudo o que acontece com o caixa da sua empresa."

Para Curado, não é complicado para um empresário fazer com que seu empreendimento dê retorno. Quer saber como? A íntegra do texto está disponível no site do Sebrae/SC.

Leia também o artigo Planejamento financeiro como estratégia para a obtenção de resultados nas pequenas empresas – um estudo de caso.
Leve seu produto ou serviço cada vez mais longe
Se você precisa de dicas sobre gestão financeira e como e onde conseguir crédito para o negócio, o melhor canal é o site Acesso a Serviços Financeiros.

O  Site apresenta informações sobre crédito, garantias e gestão financeira. Em Preciso de Crédito, o empresário avaliará se há necessidade ou não de obter crédito e poderá baixar o software do plano de negócio, por meio do qual obtém análise financeira do empreendimento. Em Onde Buscar Crédito, você confere linhas de crédito para micro e pequenas empresas, empreendedor individual e tomadores de microcrédito.

As garantias complementares para viabilizar o financiamento podem ser encontradas em Onde Buscar Garantias. Ali, você encontra informações sobre o FAMPE, SGC, FGI, FGO e Funproger. O Site visa, também, a gestão financeira dos pequenos empreendimentos, levando informações sobre planejamento financeiro, ferramentas de apoio e análise financeira.

Conheça também o blog Pequenos Negócios & Finanças, com informações úteis para acompanhar de perto a movimentação financeira da empresa.
Img - botão saiba mais

O que é planejamento financeiro

Todo empreendedor, ao implantar seu próprio negócio, deverá levantar informações precisas e confiáveis quanto às possibilidades do seu empreendimento. Também precisará de recursos financeiros para constituir o seu capital de giro. As necessidades de recursos estarão diretamente atreladas ao seu ciclo operacional e financeiro. Uma perfeita adequação destes dois ciclos possibilitará um perfeito gerenciamento do seu capital de giro.

No site do Sebrae/PR está disponível uma boa explicação sobre cada um dos ciclos citados acima e como administrar esses dois momentos do negócio.


Gestão financeira: como fazer
O caminho do lucro passa pela gestão financeira eficiente. Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o tema, o Sebrae São Paulo elaborou uma página com respostas para questões como, por exemplo, o que o gestor financeiro precisa saber sobre legislação tributária; quais são as principais funções da gestão financeira; e quais são os principais instrumentos de controle utilizados na gestão financeira.

Acesse o site do Sebrae São Paulo e saiba como administrar melhor seu negócio e fazer os lucros crescerem.


Falta de planejamento financeiro é um problema
Uma das principais razões para o fracasso de empresas no Brasil é a falta de planejamento em relação aos aspectos financeiros. De acordo com dados do Sebrae, mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida. Por isso, para que um novo empreendedor obtenha sucesso é preciso seguir alguns cuidados quando o assunto é a vida financeira do novo negócio.

Saiba mais na matéria publicada no portal Administradores.com.


A importância do planejamento financeiro
O planejamento financeiro é estratégico porque estabelece como os objetivos podem ser alcançados. Existem diversas ferramentas que podem contribuir para o processo de gerenciamento de uma empresa. Duas delas são o controle financeiro e o orçamento, como explicado neste artigo no site Webartigos.
Análise financeira
Análise financeira e projeção de capital
De extrema importância para o desenvolvimento da empresa, a análise financeira deve passar por duas etapas: o estabelecimento de indicadores financeiros que permitam conhecer as condições financeiras relacionadas ao negócio e a estimativa do resultado da empresa a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar a atividade.
Quem faz a contabilidade da empresa
O profissional de contabilidade é aquele que detém informações importantes e que irá assessorar o empreendedor na elaboração do planejamento financeiro do empreendimento. Deve-se atentar que o empreendedor é quem faz os investimentos necessários e assume o risco do negócio. Portanto, compete a ele executar o respectivo planejamento.

Veja aqui quais são as informações que a contabilidade pode fornecer para a análise e planejamento financeiro da empresa.
Biblioteca Online
icone Quero melhorar minha empresa
Clique nos títulos abaixo para para ler a resenha:
Análise e Planejamento Financeiro
Conheça o curso a distância Análise e Planejamento Financeiro, do Sebrae, que busca desenvolver no participante competência para analisar e projetar estratégias empresariais a partir de informações financeiras. Aprende também a administrar o setor financeiro da empresa e projetar o fluxo de caixa.

Conheça outros cursos oferecidos pelo Sebrae.
Links de interesse
Administradores.com - Portal sobre Administração, oferece diversos conteúdos relacionados à gestão financeira das empresas; 

Análise Financeira - Site sobre temas como finanças, risco e inteligência de mercado, análise financeira, gestão de empresas, projetos e empreendimentos sócio-responsáveis.