Nome da seção

Você esta aqui: Feed Adicionar aos meus favoritos
Document Actions
Sede do Sebrae Nacional é exemplo de desenvolvimento

img_sede1.jpg

Inaugurada em novembro de 2011, a nova sede do Sebrae Nacional, em Brasília, é carregada de significados. É uma construção moderna e notável, que enriquece a arquitetura da capital federal. É também econômica e sustentável, com excelente aproveitamento do vento, do sol e da paisagem. Foi realizada através de concurso público, com o projeto vencedor escolhido entre 115 propostas vindas de todos os estados do País e avaliado por comissão julgadora ilustre e competente.

Além do aspecto inovador na arquitetura, também simboliza o crescimento da atuação Sebrae, que atingiu e superou importantes metas em prol do empreendedorismo no Brasil. A nova sede representa o grande processo de mudanças dos últimos anos na instituição.

Conheça mais sobre esta obra notável.

Veja mais sobre a inauguração na Agência Sebrae de Notícias.

Assista ao vídeo da inauguração.
Livro conta tudo sobre o projeto e está disponível para download
img_livro_sede.jpg
Livro “Sede Nova Sebrae 2010” conta a história do projeto e está disponível para download

A nova sede, ampla, iluminada, ambientalmente correta é o corolário da reestruturação interna que permitiu um salto de qualidade na construção e na disseminação do conhecimento em prol da competitividade das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, razão de ser do Sebrae.

Não se trata, portanto, de um simples edifício que abriga burocraticamente pessoas e equipamentos, mas de um abrigo da inteligência e da solidariedade.

Baixe aqui o livro em formato pdf.
Prêmios de arquitetura valorizam qualidades da obra
img_premio_sede.jpg
A nova sede do Sebrae Nacional foi premiada como a melhor obra de arquitetura do País em 2010.

Distribuição funcional, sistemas estruturais e concepção de conforto ambiental foram algumas das características descritas pelo júri como principais destaques da obra.

O prêmio é da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), que, pela primeira vez em seus mais de 50 anos de história, inclui a categoria Arquitetura.

“O reconhecimento deste prêmio ao projeto da nova sede é motivo de orgulho para o Sebrae. Nós nos empenhamos em realizar um concurso público para promover a escolha pública e transparente do projeto que fosse considerado o mais adequado. Na execução da obra, acompanhamos tudo bem de perto para que o edifício traduzisse de fato os conceitos de sustentabilidade, acessibilidade e conforto ambiental, que são os principais destaques do projeto”, afirmou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Claudio dos Santos.  Leia mais na Agência Sebrae de Notícias.

Em 2011, a nova sede recebeu outros dois prêmios: Prêmio Bienal a la Joven Generación Latinoamericana, pela XIII Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires (BA11) e o IV Prêmio Arquitetura & Construção “O Melhor da Arquitetura”, pela Editora Abril

Em 2008, já havia recebido o Primeiro Prêmio pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal (IAB-DF).

Foi também destaque em diversas publicações especializadas em arquitetura, como a revista Projeto, edição 373, abril de 2011.

Quer saber mais sobre o projeto? Veja mais detalhes  no site dos arquitetos
Os interessados em conhecer mais sobre o prédio podem agendar uma visita guiada, que acontece quinzenalmente, sempre nas sextas-feiras pela tarde, às 16hs.

O serviço é oferecido pela Unidade de Assessoria Institucional – UARI - atende o público em geral e pode ser agendado pelo telefones (61) 3348-7365, ou pelo e-mail visitas@sebrae.com.br

Em grupos de no máximo 25 pessoas, os visitantes assistem a um vídeo institucional no auditório e depois seguem para um tour, onde terão a oportunidade de conhecer mais sobre o premiado projeto arquitetônico da Sede do Sebrae Nacional.

Grupos com mais de 25 participantes devem solicitar agendamento especial.